O PREFEITO

NOME: Jarques Lúcio da Silva II

IDADE: 36

PROFISSÃO: Médico

Nascido em João Pessoa, sendo filho do saudoso médico São Bentense Dr. Jarques Lúcio da Silva, Jarques Lúcio da Silva II cresceu e viveu no sertão da Paraíba, inicialmente em São Bento e Catolé do Rocha, seguindo, por motivos de estudos, pra campina Grande e João Pessoa. Sempre esteve presente no município de São Bento, onde recebeu com muito carinho e amor o Título de Cidadão São-bentense, este proposto pelo vereador Josué Junior.

Seu pai, não chegou a conhecer. Deus, que tudo sabe e tem tudo ao seu tempo, levou-o para a morada eterna poucos dias antes do meu nascimento. Sua mãe, Fatima Almeida, guerreira como sempre, tratou de o criar com todo amor do mundo, com apoio de toda a família, aos quais se destacam os tios e tias, em especial, a pessoa de John Lúcio, que mais que um tio, mais que irmão de seu pai, tem sido um grande pai pra Jarques II.

É casado há 10 anos com a querida e amada Juliane e pai de duas filhas (Alice e Ana). Tem ainda duas irmãs muito especiais, Mariana e Maria Luiza, filhas do segundo casamento de sua mãe com o grande amigo e também pai, Emerson Nóbrega.

Formou-se em 2005 no curso de Medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde foi Presidente do Centro Acadêmico de Medicina, sendo premiado, ainda durante o curso, com o título de Aluno Destaque no período 2002.2.

Dando seguimento a sua carreira, foi Médico Residente Concursado de Cirurgia Geral do Hospital Heliópolis em São Paulo-SP e Médico Residente Concursado em Urologia da Faculdade de Medicina do ABC em Santo André-SP. Teve a enorme oportunidade de estágio em Uro-Neurologia na AACD (Associação à Criança Deficiente), em São Paulo-SP e em Transplante Renal no Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo-SP.

Buscando mais ainda qualificar-se, saiu do Brasil e foi ser Médico urologista visitante do Department of Urology at Denver Health Medical Center (FELLOWSHIP EM UROLOGIA MINIMAMENTE INVASIVA), Denver-Colorado, EUA. Fez Mestrado em urologia no departamento de Urologia da Faculdade de Medicina do ABC em Santo André-SP, onde busca atualmente seu Doutorado.

É membro ativo da Sociedade Brasileira de Urologia, a qual coordena, atualmente, o departamento de endourologia nacional desta sociedade.

Atuou ainda como Chefe do serviço de Urodinâmica e Urodinamicista da Cliníca Ana Rosa (Julho de 2010 a Janeiro de 2012), em Santo André-SP, Médico Urologista Convidado (Sub Coordenador do Sistema de Saúde Angolano da Urologia – 2011/2012), Médico Urologista do Hospital Itacolomy e Hospital São Bernardo (Junho de 2010 a Janeiro de 2012), em São Bernardo do Campo-SP, Médico Urologista do Hospital Bosque da Saúde (Janeiro de 2011 a Janeiro de 2012), em São Paulo-SP, Médico Emergencista e Urologista do Hospital Municipal de Diadema ( Abril de 2006 a Maio de 2011), Diadema-SP, Médico Urologista do Quarteirão da Saúde (Março de 2009 a Maio de 2011) em Diadema-SP, onde atuou, também, como Coordenador de Urologia no mesmo Período, e, Médico Cirurgião Geral do Pronto Socorro Municipal Maria Antonieta da Prefeitura Municipal de São Paulo-SP (Fevereiro de 2008 a Julho de 2011).

Nos últimos cinco anos, participou de cinco concursos públicos sendo aprovado em todos (Prefeitura Municipal de São Paulo-SP, Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB, Prefeitura Municipal de Cabedelo-PB, Prefeitura Municipal de Santa Rita-PB, além do Hospital Universitário Lauro Wanderley –UFPB).

Tem mais de 100 trabalhos e artigos publicados no Brasil e no exterior, sendo dois com premiações, capítulos de livros escritos em urologia no Brasil e no exterior.

Atualmente, é Médico Urologista do Hospital Santa Isabel da Prefeitura Municipal de João Pessoa-PB, Médico Urologista do Hospital UNIVERSITARIO LAURO WANDERLEY (UFPB de João Pessoa-PB), Medico urologista do HOSPITAL DE CANCER NAPOLEAO LAUREANO, Medico urologista e Ex-Coordenador da Urologia do Hospital Unimed João Pessoa-PB.

Eleito Prefeito de São Bento, no Sertão Paraibano, para a gestão 2017-2020, com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Cidadão honrado, abdicou do seu próprio salário de prefeito, dando prova de que seu principal foco não é o político, mas sim, as pessoas.

É filiado ao Democratas, onde faz parte das Executivas Municipal e Estadual.

Atribuições do prefeito

Entre as principais funções de um prefeito está o cumprimento da Lei Orgânica (Lei maior de um município) votada e fiscalizada pelos vereadores. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, cujo objetivo maior é proporcionar melhorias para o município e seus habitantes.

Outras importantes atribuições dos prefeitos são: governar a cidade de forma conjunta com os vereadores; administrar o município; sancionar e revogar leis; vetar projetos inconstitucionais; apresentar projetos de Leis para a Câmara Municipal; nomear e demitir servidores; comandar os serviços públicos municipais; sempre buscar alternativas de melhoria para os cidadãos; administrar os impostos municipais e aplicar esses recursos de forma otimizada; entre outras.