Prefeitura de São Bento realiza ações do PSE em escolas e creches do município

As ações ocorreram nas escolas municipais Antônio Cândido, Afonso Manoel, Samuel Ramalho, Manoel Miguel, Dr. Jarques Lúcio e nas Creches Ambrozina Paulina e Maria das Graças Soares.

A Prefeitura Municipal de São Bento, através da equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou nos dias 26 e 27 de março, diversas atividades de promoção da saúde em escolas e creches do município de São Bento.

Foram desenvolvidas atividades educacionais e de orientação com o objetivo de instruir os alunos sobre os temas abordados, bem como, a realização de um trabalho de prevenção de alguns problemas que afetam a população no dia a dia. As ações contempladas foram:

– Promoção de práticas corporais, atividades físicas e de lazer.
– Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil.
– Promoção da saúde bucal, com distribuição de kits de higiene com escova de dente, creme dental e sabonete.
– Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
– Promoção da saúde auditiva e identificação de possíveis alunos com possíveis sinais de alterações.
– Promoção da saúde ocular e identificação de possíveis alunos com possíveis sinais de alterações.
– Verificação da situação vacinal.
– Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

Além da equipe do PSE, participaram também das atividades as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

O Programa Saúde na Escola do município de São Bento foi premiado em 2017, entre os dez melhores trabalhos desenvolvidos no país.