Prefeitura de São Bento lança Campanha de Prevenção ao Coronavírus e disponibiliza telefones para esclarecimentos à população

A Prefeitura Municipal de São Bento, por meio da Secretaria de Saúde, preocupada com a população do município, nesse momento em que o mundo inteiro busca formas preventivas contra a disseminação do coronavírus, está lançando uma Campanha de Prevenção à doença e fornecendo, inclusive, três telefones para esclarecimentos à população, no horário das 8h às 18h00.

Quaisquer dúvidas e explicações sobre as medidas para prevenir o problema podem ser tiradas através dos números: 9.9902-7221 (Secretaria de Saúde); 9.9639-0584 (Vigilância em Saúde); e 9.9902-2399 (Hospital Maria Paulino Lúcio).

Entre as formas de prevenir o contágio, estão medidas básicas, tais como:
 Lavar as mãos com frequência, com água, sabão, ou higienizá-las com álcool em gel 70%;
 Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e boca com lenço ou braço, e não com as mãos;
 Caso esteja doente, evitar contato físico com outras pessoas e ficar em casa até melhorar;
 Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. E, ao tocar, lave, sempre, as mãos com água e sabão;
 Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos;
 Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.

A Secretaria Municipal de Saúde adverte, ainda, que, caso alguém apresente algum sintoma, pode ligar para o Disque-Saúde, no nº 136 ou procurar uma Unidade de Saúde.

O coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca. Algumas pessoas têm dores no corpo, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia. Uma em cada seis pessoas desenvolve dificuldades para respirar. Outras não desenvolvem sintoma nenhum.