Prefeitura de São Bento informa antecedência da Campanha de Vacinação Contra a Gripe em 2020

A Prefeitura Municipal de São Bento, através Secretaria de Saúde e Coordenadoria de Imunização, traz um comunicado a respeito da antecipação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em 2020.

A 22ª campanha nacional de vacinação contra a influenza será realizada no período de 23 de março a 23 de maio de 2020, sendo o dia 9 de maio, o dia “D” de mobilização nacional.

Serão vacinados indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e forças de segurança e salvamento.

De acordo com coordenador de imunização Joyce Resende, com o objetivo sw ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas. Até o ano de 2019, a vacina estava disponível para os adultos de 60 anos e mais de idade.

O Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar esta campanha com um mês de antecedência, que historicamente acontecia em abril, pelo momento que o mundo passa, no combate ao coronavírus e em virtude da confirmação de dois casos no país, apesar desta vacina não prevenir contra esse novo vírus. Com isso, pretende-se proteger a população contra a influenza além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. É importante destacar, que os sintomas desta doença são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de influenza na população.

Neste ano, com a antecipação da campanha em 30 dias da data inicial prevista e será realizada por etapas e grupos prioritários.

1ª fase (início em 23/03/2020): – idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde;

2ª fase (início em 16/04/2020): – professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento;

3ª fase (início em 09/05/2020): – Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; – gestantes; – puérperas; – povos indígenas; – adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; – população privada de liberdade; – funcionários do sistema prisional; – adultos de 55 a 59 anos de idade.

A vacinação será iniciada no dia 23 de março com encerramento em 22 de maio de 2020. As etapas ocorrerão, simultaneamente, em todos os 5.570 municípios do país e os grupos serão cumulativos no decorrer das etapas definidas.