Prefeitura de São Bento é contemplada com Programa de Saúde para atendimento domiciliar

A Prefeitura Municipal de São Bento foi contemplada, recentemente, com um programa que amplia e qualifica os serviços de saúde no município.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Lindinalva Dantas, a mais recente conquista na área veio por meio da Portaria GM/MS Nº 3.564, de 17 de dezembro de 2019, a qual habilita uma EMAD – Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar do Programa Melhor em Casa.

Lindinalva afirma que a EMAD é uma equipe especial, formada por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e fisioterapeuta ou assistente social, cujo objetivo é atender pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda, para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.

A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar, podendo prestar atendimento para até 60 pacientes simultaneamente.

Os principais benefícios do Programa Melhor em casa são:
• Melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família;
• Estudos apontam que o bem-estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças;
• Pacientes submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação, quando atendidos em casa apresentam redução dos riscos de contaminação e infecção;
• Melhor em Casa representa um avanço para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais.
“Parabéns ao povo de São Bento por mais esse importantíssimo serviço que vem, com a graça de Deus, no período de Natal, ” completou a secretária.