Prefeito de São Bento divulga Projeto de Unidade de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para substituir lixão do município

O prefeito da cidade de São Bento, sertão do estado, Dr. Jarques Lúcio, apresentou nesta quarta-feira (29), o projeto de construção da Unidade de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do município.

O projeto é composto por um Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, Pátio de Compostagem e Células para Aterramento dos Rejeitos.

Segundo Arajane Alexandre, secretária municipal de meio ambiente, a Unidade funcionará realizando o processo de reciclagem, bem como, eliminando os rejeitos da maneira exigida pelos órgãos fiscalizadores.

“Iremos trabalhar com três tipos de separação de lixo: o lixo seco, que será o lixo reciclado, o lixo molhado, que é o lixo orgânico (restos de comida, cascas de legumes e verduras, etc) e o rejeito (papel higiênico, fraldas descartáveis, etc) que será aterrado nas células. Para isso, haverá todo um trabalho de educação e conscientização da população a fim de que essa separação do lixo para a coleta seletiva seja realizada nas residências de maneira correta”, explicou a secretária.

Para o prefeito Dr. Jarques Lúcio, o objetivo é solucionar mais esse problema que o município apresenta. “Pretendemos criar e implantar locais destinados a coleta seletiva, promover programas e ações de educação ambiental, formar cooperativa de catadores de materiais recicláveis e promover a inclusão social dos catadores, proporcionando melhoria de vida em todos os aspectos. Assim, iremos solucionar mais esse problema que vem se arrastando por décadas”, finalizou.