Prefeito de São Bento assina Termo de Adesão ao Garantia-Safra 2018/2019

O prefeito do município de São Bento, Jarques Lúcio da Silva II, assinou, recentemente, o Termo de Adesão ao Fundo Garantia-Safra 2018-2019.

Segundo o secretário de Agricultura do município, Francivaldo da Silva Araújo (Nená), 282 agricultores deverão ser cadastrados na Terra da Rede, já que o prazo foi prorrogado até o dia 03 de dezembro, e ainda falta a efetivação de 38 cadastros.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que garante aos agricultores dos estados do Nordeste, além de Minas Gerais, um auxílio financeiro quando há perda de, ao menos, 50% da produção devido à seca ou excesso de chuvas.

O Comitê Gestor do Garantia-Safra aprovou os valores e cotas do benefício para a safra 2018/2019. Serão disponibilizadas 1,350 mil cotas em todo país e mantido o valor de R$ 850, no qual o agricultor contribui com R$ 17; o município com R$ 51; o estado com R$ 102; e a União com R$ 340.

“Em São Bento, a parte que compete à administração municipal foi paga, rigorosamente, em dia e, caso atinja o cadastro integral do número de beneficiários, o município receberá uma injeção de quase 240 mil reais na sua economia local”, disse o secretário.