São Bento vence mais uma etapa na busca pelo Selo UNICEF 2020

Vinte adolescentes, de 12 a 17 anos do município de São Bento, integrantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) participaram do Game #DesafioNUCA/JUVA, vencendo mais uma etapa, em busca do Selo UNICEF 2020, e, como reconhecimento,  foram agraciados com medalha e declaração de conclusão da entidade, cuja entrega foi de forma virtual, em face da pandemia.

Segundo Dágila Dutra Lopes, mobilizadora do NUCA em São Bento, a equipe de adolescentes do município conseguiu criar uma forma de engajar os NUCAS na realização dos oito desafios propostos na metodologia do Selo UNICEF. “Nossa intenção foi criar a agenda contínua de mobilização, com temáticas que faziam parte do Guia do Mobilizador”, disse Dágila.

A mobilizadora informou que o jogo era composto por 10 cartas virtuais, que convidavam os meninos e meninas a executarem as atividades, onde a cidade de São Bento entrou na lista dos 06 ganhadores, na Paraíba, de 90 participantes, da competição, conseguindo fazer todas as tarefas no prazo estipulado pelo UNICEF, que foi março de 2020.

Ela acrescentou, também, que havia a obrigatoriedade de apresentar 16 participantes na competição, mas, São Bento foi além e teve a participação de 20 adolescentes.

“Toda conquista inerente ao selo Unicef é de muita importância para o município! Esse prêmio do nosso NUCA só comprova a eficácia das ações que a gestão promove para incentivo ao protagonismo e empoderamento juvenil, pois NUCA é espaço de voz e de contribuições dessa galera para com as políticas públicas voltadas ao segmento, estamos muito felizes, parabéns ao nosso NUCA”, falou Valeska Dantas, Secretária de Desenvolvimento Humano e Ação Social de São Bento.