Mil e duzentos alunos da Rede Municipal São Bento são beneficiados com Programa de Ensino Integral

Mil e duzentos alunos, de 06 a 14 anos, da Rede Municipal de Ensino do município de São Bento são beneficiados pelo Programa Novo Mais Educação, onde os estudantes matriculados em suas turmas, turnos e séries recebem uma suplementação em outro turno para completar o Ensino Integral, segundo o Secretário de Educação do município, professor Raimundo Maia.

O secretário acrescenta, ainda, que os 1.200 alunos estão distribuídos em treze Estabelecimentos Educacionais, situados nas zonas urbana e rural do município.

As escolas beneficiadoras das crianças e adolescentes da ‘Capital das Redes’ são as seguintes: Afonso Manoel da Silva, Porfíria Vieira dos Santos, Samuel de Oliveira Ramalho, Antônio Cândido dos Santos, Maria Dulce dos Santos, André Pedro da Silva, José Diniz, Olga Rodrigues da Silva, Manoel Miguel de Araújo, Joventino Pereira, Maria de Lourdes Elias Dantas, Eliza Maria de Morais e Manoel Cesáreo de Araújo.

O Programa Novo Mais Educação foi criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

Em 2017, o Programa é implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.

O Programa tem por finalidade contribuir para a:

I – alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico;

II – redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar;

III – melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais;

IV – ampliação do período de permanência dos alunos na escola.

O Programa Novo Mais Educação é implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação – MEC.